Os empréstimos e financiamentos são normalmente amortizados nos sistemas Tabela Price ou Tabela SAC. A primeira é utilizada na maior parte dos empréstimos e financiamentos de carros, e sua principal característica é o valor fixo das parcelas. Já a Tabela SAC possui parcelas decrescentes e é muito usada nos financiamentos de imóveis.

Evolução das Parcelas

Como regra geral, as parcelas iniciais na SAC são bem maiores que na Price, mas vão decrescendo até atingirem valores bem inferiores ao da Price. Veja um gráfico comparando as duas modalidades:

Gráfico evolução das parcelas
Dados deste exemplo: Valor Financiado = 10.000; Juros = 6% (ao mês); Número de Parcelas = 36.

Evolução do Saldo Devedor

Na tabela SAC o saldo devedor reduz de forma linear, enquanto na Price, as primeiras parcelas têm pouco efeito na redução do saldo devedor:

Gráfico evolução do saldo devedor
Imagem do gráfico evolução do saldo devedor.

Resumo das Diferenças

Tabela das diferenças
Imagem da tabela das diferenças.

Parcelas, Amortizações, Juros e Saldo Devedor

Valor Financiado = 10.000; Juros = 6% (ao mês); Número de Parcelas = 12.

Tabela das Parcelas
Imagem da tabela das parcelas.

Observe que na linha 6 ocorre a "virada" onde a parcela no sistema SAC se torna menor que a parcela no sistema PRICE. Veja a seção para simulações online.

Dúvidas Comuns

Não. As duas modalidades Price e SAC são universalmente utilizadas e os juros são aplicados somente sobre o saldo devedor.
As duas modalidades são matematicamente equivalentes e partem do princípio de que os juros incidem apenas sobre o valor devedor.
De fato isso pode ser verificado na tabela acima. A explicação para essa diferença está no conceito de valor do dinheiro no tempo, no qual "dinheiro antes" vale mais do que o mesmo "dinheiro depois". Na tabela SAC você paga parcelas maiores antes e quem paga antes, paga menos juros, por isso a soma das parcelas dá um valor total menor. Se você calcular o valor presente líquido das parcelas em ambas as modalidades, vai descobrir que são iguais ao valor da dívida inicial.